Técnicas mnemônicas para aumentar o rendimento da sua memória

A memória é uma das muitas capacidades do cérebro para reter e recuperar informações do passado. Portanto, assim como acontece com outras faculdades do cérebro, é possível treinar a memória para melhorar seu desempenho e facilitar a assimilação do conhecimento. Por isso, as técnicas mnemônicas são especialmente úteis. Neste artigo, você encontrará uma lista com as melhores técnicas para melhorar a concentração e o estudo.

O que são as técnicas mnemônicas

As regras mnemônicas constituem um conjunto de métodos de memorização que permitem simplificar as informações e melhorar a capacidade de assimilação de diversos tipos de dados: listas, conceitos e mais. As regras mnemônicas e seus exemplos são especialmente úteis no meio universitário, onde a exigência acadêmica e a carga de material de estudo são altas.

Essas técnicas não apenas facilitam a incorporação de informações complexas e dados difíceis de forma rápida e fácil, como também treinam o cérebro para melhorar o desempenho da memória e formar hábitos de concentração que fortalecem a capacidade de estudo a curto e longo prazo.

Na Destu, sabemos que os estudantes universitários enfrentam diversas dificuldades e obstáculos durante a faculdade, e por isso oferecemos uma plataforma com múltiplos benefícios e conteúdos de interesse para facilitar seu percurso e melhorar o rendimento. Justamente por isso, essas técnicas constituem um recurso indispensável para os estudantes.

Vantagens de aplicar as regras mnemônicas durante o estudo

As regras mnemônicas são muito úteis em qualquer área onde seja necessário memorizar informações complexas e dados específicos. Como técnicas, elas oferecem várias vantagens. A seguir, mencionamos as mais importantes:

  • Otimização do tempo de estudo: As regras mnemônicas são ferramentas que proporcionam um benefício duplo, tanto a longo quanto a curto prazo. Em curto prazo, permitem assimilar informações complexas em pouco tempo, com máxima retenção. Assim, garantem a otimização do tempo necessário para aprender.
  • Melhora do desempenho da memória a longo prazo: Quanto aos benefícios a longo prazo, essas estratégias mnemônicas funcionam como um exercício mental de alto rendimento que treina o cérebro para melhorar a concentração e facilitar, progressivamente, a assimilação de conteúdos.
  • Eficácia do estudo: A aplicação dessas técnicas cria uma espécie de referência, fortalecendo a assimilação de conceitos mais amplos. Permitem criar relações associativas e pontos de contato entre conceitos e dados, o que melhora o desempenho dos estudos.
  • Disponibilidade da informação: Finalmente, as técnicas mnemônicas facilitam a recuperação rápida e fácil da informação, reduzindo o efeito da “mente em branco”, que pode afetar a confiança do estudante durante provas.

Técnicas mnemônicas que você deveria conhecer

Na Destu, reunimos as cinco técnicas mnemônicas mais eficazes. Cada uma delas é útil para memorizar diferentes tipos de conteúdo e deve ser aplicada corretamente para ser eficaz.

Técnica das iniciais

Útil para memorizar listas ou conjuntos de itens. Consiste em formar uma nova palavra com as iniciais de cada item, facilitando a lembrança de cada item da lista. Por exemplo, no caso de precisar memorizar os tipos de células que existem. Seu funcionamento é muito simples: deve-se pegar a lista completa de palavras a memorizar e formar, com cada uma das iniciais de cada item, uma nova palavra. Dessa forma, fica mais fácil lembrar de cada item ou saber qual está faltando.

Técnica da cadeia

Essa técnica funciona com a mesma lógica da técnica das iniciais. Em vez de vincular as iniciais de cada item a uma nova palavra, cria-se uma frase em que todos os itens estão incorporados. Embora isso possa ser feito com as iniciais dos itens ou partes deles, o mais eficaz é incorporar o item completo.

Técnica da História

Nesse caso, cria-se uma história que incorpore todos os itens que precisamos lembrar. O cérebro lembra-se com mais facilidade de histórias do que de dados isolados, por isso essa é uma das técnicas mais eficazes. Embora possa ser difícil criar uma história, o tempo médio gasto nisso é significativamente menor do que memorizar cada item separadamente.

Técnica de Loci

Uma das técnicas mais eficazes e antigas da lista consiste em fazer um exercício de associação de lugares e trajetos mentais que nos sejam familiares, colocando em cada interseção os dados que buscamos lembrar. Para ser eficaz, essa técnica exige o uso de espaços que possam ser lembrados sem esforço e o foco nos detalhes de cada espaço como índice para recuperar a informação.

Técnica dos Números

Por fim, essa técnica é um pouco mais complexa, mas também muito eficaz quando dominada. Consiste em associar um número específico a uma determinada letra do alfabeto, para depois transformar cada item a memorizar em um número — e vice-versa. É um método que exige prática e constância, mas pode ser muito útil para memorizar conteúdos complexos.

Na Destu, buscamos fornecer aos estudantes as ferramentas necessárias para melhorar o desempenho acadêmico. Nesse sentido, as técnicas mnemônicas desenvolvidas neste artigo constituem um recurso complementar muito útil para o estudo, pois permitem melhorar o desempenho da memória.

 

Toda ajuda ou sistema de estudo tem suas vantagens; nem sempre podem ser aplicados, mas é bom conhecer diferentes métodos para adquirir conhecimento e tornar o estudo mais fácil. Em outros artigos, você pode encontrar informações sobre a técnica do Pomodoro e como fazer um brainstorming.

 

Você pode se registrar gratuitamente na Destu Brasil para acessar uma grande variedade de vantagens e descontos para estudantes.

 

Usamos cookies próprios e de terceiros. Se continua a navegar, considere aceitar seu uso. OK Mais informações